quarta-feira, 23 agosto 2017
Home / Ciências e Tecnologia / 16 imagens chocantes que mostram como era fazer uma cirurgia no século 19

16 imagens chocantes que mostram como era fazer uma cirurgia no século 19

Até 1846 não havia anestésico para adormecer durante uma cirurgia. Médicos cortavam músculos, perfuravam olhos, rachavam ossos e amarravam artérias com os pacientes totalmente conscientes. As imagens a seguir foram tiradas de livros da época, que incluem ilustrações detalhadas de textos raros de procedimentos cirúrgicos nos séculos 19, 18 e 17.

Embora seja apenas desenhos, pode ser muito perturbador perceber como era macabra a medicina arcaica.

1. Essa imagem corresponde a um livro de cirurgia ocular de 1846. Consiste de um exemplo para corrigir o ‘estrabismo’, ou seja, o desalinhamento dos olhos. 

2. O livro de 1846 também mostram cirurgiões realizando uma cirurgia para remover o câncer de língua. Primeiro língua era cortada em duas e, em seguida, o tumor era removido. Nesse tempo a anestesia ou anti-sépticos ainda não tinham sido inventados!

3. Médicos amputavam os dedos das mãos e pés com uma faca simples. Antes do século XIX, as operações eram bárbaras, e a maioria dos pacientes morria de choque pós-operatório, infecção ou perda de sangue.

4. Uma litografia mostra o doloroso processo de cesariana antes de ser usado anestésico. A taxa de mortalidade era de 80% em alguns hospitais em Londres.

5. 1841, cirurgia para remover a mama.

6. Médicos reconstruindo a mandíbula inferior para evitar doenças da boca. Em 1865, Joseph Lister descobriu o anti-séptico, permitindo que os cirurgiões executassem operações mais complicadas.

7. Imagem de 1841 mostra como era costurar uma artéria na região da virilha com suturas. Você tinha que comprimir o abdômen para reduzir o fluxo sanguíneo.

8. Essa imagem de 1844 mostra uma seção transversal vertical do cérebro humano.

9. Esses eram os instrumentos cirúrgicos utilizados por volta em 1840. 

10. Imagem de um livro, por volta de 1675, mostra o tratamento da fístula lacrimal (uma lesão perto do olho), em uma freira

11. Ilustração de um livro de 1846 mostra vários procedimentos cirúrgicos. O livro foi criado pelo historiador médico Richard Barnett.

12. Ilustração de 1866 revela como amarrar as artérias do antebraço e cotovelo para parar o fluxo de sangue.

13. Um diagrama de um livro de 1848 mostra a anatomia da artéria axilar e axila, o recipiente que transporta o sangue para o pescoço e abdômen. É amarrado para parar o fluxo de sangue.

14. Imagem de 1675 mostra uma operação no peito de uma mulher, que envolvia simplesmente reduzir o órgão.

15. Esta imagem de 1675 mostra como o sangue tinha de ser removido para prevenir doenças.

16. Diagrama de um livro de 1856 mostra um peito dissecado, a fim de revelar os pulmões, coração e grandes vasos sanguíneos.

CONFIRA

O que foi a Ku Klux Klan?

A Ku Klux Klan (KKK) foi uma organização racista secreta que nasceu no final do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super