quarta-feira, 23 agosto 2017
Home / Curiosidades e Entretenimento / 5 mentes brilhantes que foram condenadas à morte

5 mentes brilhantes que foram condenadas à morte

No decorrer dos séculos, muitos cientistas foram perseguidos, censurados e até condenados por defenderem ideias contrárias às doutrinas religiosas ou sociais vigentes.

Milhares de pensadores que trouxeram um pouco de luz em épocas obscuras, foram considerados criminosos e assim tiveram de pagar o pior preço possível: com suas próprias vidas. Veja quais são eles e os respectivos porquês:

5 – Sócrates 

Sócrates surgiu em uma época de extrema decadência ética e moral da Grécia. Ele expôs os problemas vigentes da sociedade grega, como também lecionava livremente para os jovens que quisessem ouvir, enfatizando a importância do questionamento. Seu principal aluno era o filósofo Platão.

Ele foi condenado por três crimes principais:

1- Não acreditar nos costumes e nos deuses gregos;

2- Unir-se aos deuses malignos que gostam de destruir as cidades;

3- Corromper jovens com suas ideias.

Deram a Sócrates a escolha de corrupção, escapar da morte pela negação de suas palavras pagando apenas uma multa, ou de não negar seus ensinamentos e morrer por envenenamento. Sócrates não fugiu do que lhe aguardava, deixando o seu legado.

“Mas eis a hora de partir: eu para a morte, vós para a vida. Quem de nós segue o melhor rumo, ninguém o sabe, exceto os deuses.”

4 – Sêneca

Sêneca é conhecido por ter sido um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império Romano. Ele teve grande influência no Estado, porém um rumor ainda não comprovado pela história o fez ser exilado, onde escreveu os tratados mais importantes sobre a existência e a Filosofia.

Por influência de Agripina, mãe de Nero, Sêneca tornou-se seu conselheiro e rapidamente foi acusado por Nero de conspiração, já que discordava do rumo que as coisas que estavam tomando. Sêneca foi condenado ao suicídio assistido, tendo de cortar seus próprios pulsos.

3 – Galileu Galilei

O astrônomo italiano Galileu Galilei quase foi condenado à morte pela Igreja Católica, por dizer que a Terra girava ao redor do Sol. Galileu teve de negar a afirmação para escapar da fogueira para que pudesse continuar o seu trabalho na ciência.

2 – Joana D’arc

Conhecida por ter sido chefe militar que promoveu a liberdade do povo francês dos ingleses,  Joana D’arc foi queimada viva no dia 30 de maio de 1431, com apenas dezenove anos.

Sua infância foi marcada por eventos desagradáveis, como presenciar o assassinato de seus pais. Isso a fez vestir-se como homem e passar a aprender técnicas militares, até ser aprovada pelo exército francês. Apesar de suas vitórias e contribuições, ela foi morta por ter sido uma mulher a tomar à frente nas questões militares, sendo acusada inclusive de bruxaria. Apenas em 1920 canonizada pela igreja.

1 – Giordano Bruno

O cientista italiano Giordano Bruno lutou até o fim pelo sustento de sua visão contra a igreja, ao apoiar a visão copernicana dos modelos científicos que eram novos na época.

Por afirmar a existência de uma pluralidade de mundos e suas eternidades, ele foi julgado e condenado à morte pela inquisição.

Os livros proibidos

Durante a Idade Média e o Iluminismo, ler livros de autores como Giordano Bruno, Nicolau Maquiavel, Voltaire, Erasmo de Roterdã, John Locke, Berkeley, Denis Diderot, Blaise Pascal, Thomas Hobbes, René Descartes, Rousseau, Montesquieu, David Hume ou Immanuel Kant, Pascal, Dante de Alighieri (na qual a igreja Católica idealizou a noção atual de inferno), Descartes, Jean-Jacques Rousseau, entre outros, também era considerado um crime que poderia inclusive resultar em morte.

“A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que em verdade pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.”

(Carl Sagan)

CONFIRA

A China quer ser o primeiro país a pousar no lado escuro da Lua, já em 2018

As autoridades chinesas anunciaram em Janeiro o ambicioso plano de pousar uma sonda no lado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super