segunda-feira, 23 outubro 2017
Home / Curiosidades e Entretenimento / A história cruel de um africano que foi dissecado e exposto como um animal por 80 anos em um museu

A história cruel de um africano que foi dissecado e exposto como um animal por 80 anos em um museu

No início do século XIX, as pessoas ricas europeias tinham o costume de caçar animais selvagens ao redor do mundo para levar para casa, os embalsamando e os exibindo como troféus. No entanto, um comerciante francês chamado Jules Verreaux decidiu ir um pouco além e, entediado com os animais, decidiu fazer o mesmo com um ser humano.

Aparentemente, um africano foi caçado e dissecado. E não contente com isso, foi levado para um museu como se fosse uma exposição material com o nome de “O Negro”. Por fim, o homem terminou no Museu Darder em Girona, norte da Catalunha, quase na fronteira entre Espanha e França.

banyoles

De pé em sua vitrine, ligeiramente inclinado e com um olhar penetrante, o homem representa os aspectos mais sombrios do passado colonial europeu.

91208178_googlemuseudarder

Com o passar do tempo, alguém colocou uma camada de verniz para escurecer a pele.

Durante a sua estada no museu da Catalunha, o homem era um objeto de culto e parte da cultura tradicional. Ficou lá quase 80 anos e só foi retirado durante os Jogos Olímpicos de 1992, porque o médico haitiano Arcelin, que viveu na Catalunha, ameaçou um boicote internacional se o homem continuasse a ser exibido, alegando que aquilo era um sinal de racismo que ainda prevalecia na Europa.

No entanto, em 1997, ele foi novamente colocado em exposição.

E foi só em 2000 que o governo de Botswana pediu a devolução do corpo ao seu país de origem, e ele foi recebido com honras.

91171731_976xrtr92k4

Em uma das placas memoriais podemos ler: “O Negro. Ele morreu em 1830. Filho da África. Seu corpo foi levado para a Europa. Ele retornou em 2000 para o solo africano “.

CONFIRA

O que foi a Ku Klux Klan?

A Ku Klux Klan (KKK) foi uma organização racista secreta que nasceu no final do …

Um comentário

  1. Passaram verniz pra escurecer a pele de um negro ???? Como assim???
    Como souberam que ele foi realmente caçado??? Qual a diferença entre ele e uma múmia em exposição????

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super