quarta-feira, 23 agosto 2017
Home / História e Mundo / David Reimer – o experimento mais antiético (e perturbador) da história da psicologia

David Reimer – o experimento mais antiético (e perturbador) da história da psicologia

David Reimer, cujo nome de nascença era Bruce Reimernasceu em 1965. Logo aos oito meses, Bruce e seu irmão gêmeo Brian foram encaminhados para uma operação de circuncisão, assim como acontece com várias crianças ao redor do planeta. Entretanto, o pênis de Bruce foi danificado com gravidade durante a operação. John Money era um renomado psicólogo e sexólogo da época, e sugeriu que Bruce deveria trocar de sexo, já que a cirurgia plástica ainda não havia avançado à época. Mas o que os pais de Bruce não sabiam, é que Money tinha um interesse oculto no caso.

Ele estava trabalhando em uma teoria que dizia que qualquer garoto poderia ser criado como uma “garoto”. Ele acreditava que a criação era mais importante que a natureza quando o assunto era gênero. Os gêmeos da família Reimer apareceram para Money como um exemplo perfeito para ser estudado. Dois garotos gêmeos, com um acreditando ser uma garota, criados pelas mesmas pessoas, da mesma forma. Isso permitiu que ele estudasse e realizasse o experimento em Bruce enquanto usava Brian como controle.

Bruce passou pela cirurgia e foi criado como Brenda, uma “garoto”. Brenda agia exatamente como uma garotinha, brincando com bonecas, preparando biscoitos, vestindo roupas femininas e etc. Money publicou seus trabalhos, afirmando ter evidências para comprovar sua teoria. No entanto, com 7 anos de idade, Brenda começou a agir de maneira masculina. Em uma tentativa de parar com isso, Money tentou forçar Brenda a acreditar que era uma menina, de fato, e em alguns casos ele chegou a ser acusado de agir de maneira sexual com ela e seu irmão.

Com 13 anos de idade, Brenda começou a se mostrar e agir de uma forma totalmente masculina, rejeitando a feminilidade que lhe havia sido forçada. Seus pais acabaram contando a verdade quando ela tinha 14 anos, e imediatamente ela decidiu que queria ser um garoto novamente. Ela então parou de tomar hormônios e mudou seu nome para David. Posteriormente, o garoto passou por nova cirurgia para reconstruir um pênis, e chegou a se casar e ter um filho. No entanto, aos 38 anos de idade, cometeu suicídio, dois anos depois de seu irmão gêmeo também ter tirado a própria vida. Acredita-se que a metodologia de Money tenha afetado tanto a saúde mental dos gêmeos que eles acabaram tomando essa decisão.

Obviamente, a reputação de Money foi arruinada depois do ocorrido. David e seu irmão gêmeo alegaram que Money havia tirado muitas fotografias dos dois nus durante o tratamento, e que eles foram forçados a praticar atos sexuais com 7 anos de idade.

Não é difícil perceber que esse “estudo” quebra inúmeros códigos éticos de conduta. Primeiramente, os pais dos gêmeos foram traídos pelo médico. Eles nunca ficaram sabendo das intenções de Money, que pretendia usar os filhos como objetos de estudo. Além disso, Bruce nunca consentiu com a troca de sexo, ou em participar do estudo de Money. Ainda que fosse apenas um bebê, sua vida foi totalmente afetada pelas decisões de outras pessoas.

Talvez o maior problema seja o fato do experimento de Money não apenas arruinar a vida de uma família inteira, mas também levar à morte dos gêmeos. Entretanto, por mais antiético que tenha sido o estudo, ele pode ser utilizado para concluir que os papeis de gênero são biologicamente naturais. A natureza, ao contrário do que acreditava Money, se sobrepõem aos estímulos.

Originalmente por Samantha Kate Psychology

CONFIRA

O que foi a Ku Klux Klan?

A Ku Klux Klan (KKK) foi uma organização racista secreta que nasceu no final do …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Watch Dragon ball super